terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A solidão da serpente no paraíso

Para filosofar um pouquinho...compartilho aqui texto escrito pelo Prof Alfredo. "E deprimida, aos pés da Árvore do Conhecimento, a Serpente refletia sobre a partida de Adão e Eva após o decreto de degradação e exílio de Adão e de Eva: Eis me aqui mais uma vez nesta solidão depois que eles partiram; não bastou ser nem honesta e franca, nem abrir meu coração e minha mente a eles. É sempre assim, quando eles chegam, me interrogam, e quando digo o que querem saber me abandonam, e pior, no final eu ainda sou apontada como a causadora de seus males. Culpada de que? De responder as suas interrogações??? Pretendiam o que? Que eu mentisse e não dissesse que esconder o conhecimento e o saber é uma das condições de se manter o poder??? Se não queriam saber para que perguntaram? Pelo que parece procuravam luz para se manter na escuridão... Não consigo compreender esta gente, definitivamente não. Todas as vezes que lhes mostro a realidade sou acusada de subverter a ordem deste Éden como se viver em um paraíso de mentiras e hipocrisias fosse o que procurassem. Perguntam e não querem a resposta... que absurdo. Quando disse a eles que o bem e o mal são os preconceitos de Deus se espantaram, ficaram incrédulos, estarrecidos e me acusaram de herege. Que bobagem, e não o é por acaso? Se comer do fruto do conhecimento é o mal que ocasionou a partida deles, o que seria o bem? A submissão e o servilismo? Gente estúpida e sem ética que quer comer do fruto do conhecimento e não ficar sabendo; tem horror a lucidez. Bom, afinal é mais cômodo concordar com as regras estabelecidas e acreditar que a vida no Éden é feita só de felicidade, que aqui o mal não entra. Mas já sei o que fazer para não mais ficar só e sendo acusada de ser a causadora dos males deles! Na próxima vez que me aparecer alguém perguntando, interrogando e questionando, não vou ser nem franca e nem honesta, nem ética e nem agir com lealdade, pois descobri a suprema formula de ser aceita : mentir e adular, além de ser medíocre. E eles que se danem se não souberem nem a verdade e tampouco não beberem da fonte da lucidez... Ao menos assim me preservo e fujo desta solidão eterna... Medíocre igual a eles... mas não solitária. Prefiro ser medíocre a viver em eterna solidão. Também pudera... existe outra forma de não ser solitária em um mundo de medíocres??? Acho que não... - Quem é você? - Sou Caim... irmão de Abel... filho de Adão e de Eva. - Hummm... - Ei Caim... - Sim? - Por acaso você já ouviu falar da teoria psicológica excludente de que é perfeitamente normal os pais preferirem a um de seus filhos em detrimento dos demais??? - Como ??? Pois é... é assim que vocês vivem e se comportam... esta é a cultura de vocês... Cadê meu galho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário